segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Definições

Que tal eu mudar o título do Blog para Semanário de All-Star? Primeiro porque não escrevo diariamente, segundo porque não dirijo uma motocicleta, na verdade, eu nem dirijo. Então, antes de começar, não pensem que essas definições são as mesmas das quais falei certa vez, essas são outras... Minha lógica está formidável hoje!!


Definições. Completamente mutáveis, completamente alteráveis, completamente interpretáveis! É algo completamente fácil de entender. O principal fator dela é o meio em que se encontra, ou a sociedade em que se encontra, ou a situação em que se encontra. Vou exemplificar: certa noite minha mãe me perguntou se minha calça estava limpa, e eu respondi prontamente que não. Porém, lembrei-me que eu ia sair mais tarde e que não tinha outra calça, então alterei minha concepção de limpeza em segundos e disse: "Pera, mãe, essa calça tá limpa sim, só usei 3 dias seguidos!" Tá, não foi isso que eu disse, e talvez esse tenha sido um mal exemplo, mas eu acredito nesse negócio que as definições são facilmente mutáveis. Bem, daqui uns dias vou postar minha "teoria master", claro, já vi em outros lugares. Se eu fiz alguma alteração nela, foi mínima. Então, não digamos teoria, mas uma espécie de crença. Então, quando eu chegar lá, retorno à essa definição de "Definições". No mais, uma boa noite para aqueles que dormem, e um ótimo dia para aqueles que agora acordam!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

LFV


Todo mundo conhece a engraçada figura do Bobo da Corte. Porém, muitos o veem como uma criaturinha de roupas coloridas e fazendo babaquices - não confundam com a nova moda - para que o rei se divertisse. Mas essa não é a real figura do bobo. Essa imagem que temos - e que também já tive - é mais como a de um palhaço. Mas o Bobo da Corte é mais que isso...
O Bobo da Corte era uma pessoa muito politizada, entendia do ambiente em que vivia. Também, era o único que tinha permissão para debochar de Vossa Alteza. Bueno, após essa breve introdução, vamos ao que interessa!

Luis Fernando Veríssimo, para mim, é o atual Bobo da Corte - entendam isso como um elogio. Ele é um cronista que carrega uma grande carga de cultura, conhecimento histórico e, o principal para ser um bobo, conhecimento político. Tudo isso ficou muito claro para mim quando comecei a ler um de seus livros, A Mulher do Silva. E nesse livro, a primeira crônica, A Volta de Ed Mort. Leiam e irão entender. Continuando...
Luis Fernando é um homem que mostra todas as qualidades citadas por mim através da desenvoltura de sua escrita bem humorada. Arrisco a dar-lhe um novo título - um estranho título - de ser o melhor ator escrito. Por, através de seus inúmeros personagens, demonstrar inúmeras personalidades que, mesmo diferentes, transparecem sua criatividade humorística.
(Tá, caguei no final!)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Bem, depois de um longo tempo sem postar nada, não vou começar com um assunto de carga intelectual muito além (inclusive além da minha capacidade) nem vou tentar usar táticas literárias mirabolantes, vou escrever algo simples, mas que, na minha opinião, é um assunto de importância realmente grande e essencial para todos nós...

Amigos, veja só! Acho que a posição de amigo é pouco valorizada. Talvez só na hora em que o amigo mostra o quão realmente é e faz a diferença para nós. Em outros casos, nem aí percebemos sua importância. Quero dizer, já se deu conta da maneira que seu amigo ri, da cor de seus olhos ou de alguma mania engraçada dele? Já percebeu a maneira estranha do seu amigo comer pastel, sabe qual é o seu sonho? São coisas pequenas, pequenos detalhes, mas, de um tempo para cá, percebi como faz diferença saber tudo isso. Aproveitar minhas amizades adquiriram uma característica diferente, agora me satisfaço com o pouco que me for oferecido por eles. E que, na verdade, esse pouco vale muito. Aquilo que um amigo oferece é algo único, que jamais um imperador ofereceria enquanto você estivesse sentado na rua com seus trapos e seu barril nem algo que algum político te daria para que votasse nele. É algo realmente valoroso... E isso é o que mais me assusta, sua preciosidade. Isso quer dizer que hoje em dia esse tipo de amizade se tornou algo raro, pouco praticada com fidelidade, pouco valorizada com verdade, de verdade.

Então, para finalizar, deixo aqui o link de uma música muito bacana. Mandei ela como depoimento para um grande amigo meu no orkut. Espero que gostem e se sintam tocados por isso!